NOVO NASCIMENTO

Por Menezes Neto      28/03/2019 10:18:39    
(João 3. 1-7)
Nos dias em que vivemos nos deparamos com uma humanidade tão  descaracterizada, vazia, sem amor, sem verdade, sem essência e basicamente sem humanidade; e então as palavras de Jesus dirigidas a Nicodemos fazem mais e mais sentido.
Muita gente, cristã ou não, se justifica e se autodenomina uma pessoa merecedora de alguma graça por seus feitos e condutas, porém, Jesus ao responder a Nicodemos Ele diz que “necessário é nascer de novo"; ou seja, precisamos dentro de nós de uma nova natureza que não se restringe ás limitações humanas, mas algo que se sobreponha a essas  limitações e revele dentro de nós uma essência pura e não miscível, que se conecte intimamente com o interior do ser humano mas não  se misture com sua sujeira.
Nicodemos estava bem intencionado, ele queria saber como chegar ao Reino dos Céus e acreditava que seus feitos e condutas todos corretos “somariam pontos" para atingir tal meta, mas Jesus apenas esclarece que o ser humano bruto não é e nunca seria capaz de chegar ao Reino dos Céus mesmo sendo um cidadão exemplar, pois só a natureza divina em nós  é  capaz de nos elevar ás alturas necessárias para o entendimento e aceitação das coisas que fluem de Deus para nós.
Sem novo nascimento não há herança no Reino. Nem acesso as bênçãos espirituais que emanam das fontes seletas do Reino. Nem entendimento do que é o Reino. Apenas a natureza de Deus impressa em nós, viva, atuante e poderosa é que é capaz de nos adequar e endereçar ao Reino.
Jesus lhe diz que, depois de ter a natureza de Deus superando a própria natureza humana e sendo assim, nascido do Espírito, existe uma nova percepção na vida daqueles que são gerados por um novo nascimento espiritual: Sensibilidade ao Espírito Santo.
 Aqueles que nasceram de novo se comunicam internamente e integralmente com o Espírito de Deus; já que a natureza Dele foi impressa em nós, então, através da intercessão, do mover, do toque, do despertar, do agir do Espírito Santo então somos comunicados com Deus.
 A sensibilidade espiritual é uma característica nata dos renascidos, é relevante demais sentir e interpretar o Espírito Santo, e também, entender o que Ele quer nos mostrar e revelar, pois aquele que nasceu do Espírito se comunica com Ele e o entende.
Jesus em Sua conversa com Nicodemos estava na verdade compartilhando preciosidades acerca sobre como um homem verdadeiramente pode tornar-se nova criatura e perceber em si mesmo que é herdeiro do Reino (lembrando que herdeiros de Reinos são filhos de reis, rainhas e nobres, assim sendo, Jesus estava dizendo o que Paulo vem dizendo em Romanos). Pessoas que são resistentes ou insensíveis espiritualmente, ainda estão nos estágios iniciais de novo nascimento, e não me refiro a questões como o dom de falar em línguas, por exemplo, mas me refiro sobre a percepção da presença e das intenções do Espírito Santo quando estamos em Sua presença.
Paulo corrobora as palavras de Jesus quando diz em Romanos 8. 16 e 17 “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 1E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo…”.
Jesus disse “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz…”, então, que possamos orar ao Senhor e nos empenharmos em ter audição mais aguçada e sensibilidade para a voz do Espírito, para que sejamos guiados pelo Próprio.
 E mais uma vez o apóstolo Paulo confirma as palavras do mestre em Romanos 8.14- 15 dizendo: “Porquanto, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vós não recebestes um espírito que vos escravize para andardes, uma vez mais, atemorizados, mas recebestes o Espírito que os adota como filhos, por intermédio do qual podemos clamar “Abba, Pai!”. 
_________________________________
Carenn Rodrigues é membro da Igreja Metodista Wesleyana na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Tem 23 anos e é estudante de Ciências Biológicas/ Biotecnologia  da IFRJ campus Maracanã. Lider da comissão de missoes e evangelismo da IMW Magarça e professora da EBD desde 2015. 
 

Comente

2017 Copy - HolyBox - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas