RESENHA | GRAÇA PREVENIENTE

Por Menezes Neto      19/03/2019 18:28:28    
NASCIMENTO, Valmir. Graça Preveniente: um estudo sobre o gracioso agir de Deus para a salvação humana.  São Paulo: Editora Reflexão, 2016, 158p.
 
Valdemir Pires Moreira
 
Uma das acusações contra a teologia arminiana, principalmente a Armínio-Wesleyana, é a de que o ensino da graça preveniente não tem base bíblica. Em sua obra Graça Preveniente: um estudo sobre a gracioso agir de Deus para a salvação humana Valmir Nascimento destaca que, embora o termo não se encontre na Bíblia Sagrada, o seu ensino é claro nas Escrituras. A graça preveniente está presente nos ensinos dos pais da igreja, em Agostinho de Hipona, em Jacó Armínio e de maneira mais sistematizada em John Wesley.
O livro está dividido em quatro capítulos: 1. Maravilhosa graça preveniente: Descortinando a doutrina da capacitação divina para a salvação; 2. Breve panorama histórico da graça preveniente; 3. Características da graça preveniente e; 4. As operações da graça preveniente.

Na introdução da obra, o autor destaca o valor em estudar a doutrina da graça preveniente, esclarece que é uma doutrina seminal na teologia cristã, que ocupa um lugar privilegiado na história do pensamento cristão e no protestantismo. Faz uma conexão ao postulado da reforma, Sola Gratia. Lembra ainda da sua relevância para a vida cristã.
No primeiro capítulo, Valmir trata de definir o termo graça, fazendo alusão tanto ao AT quanto ao NT, e nos mostra de maneira sistemática a coerência da doutrina da graça preveniente. De acordo com o autor Graça preveniente é o termo teológico que explica a forma como Deus capacita o homem previamente para que possa atender ao chamado da salvação. É o meio pelo qual Deus, antes de qualquer ação humana, atrai graciosamente o pecador e o capacita espiritualmente para que se arrependa e se converta a Cristo. Ela não salva por si só, mas apenas permite o arrependimento, criando uma condição favorável para que todos venham a crer (Jo 3.16).

No segundo capítulo, apresenta um panorama histórico da graça preveniente que passa pelos pais da igreja até John Wesley. No decorrer deste capítulo, Valmir registra uma interessante analise do teólogo Alister McGrath, que aponta nos ensinos de Santo Agostinho três funções essenciais sobre a graça, são elas: A graça preveniente; a graça operativa e a graça cooperativa. Encerra este capítulo abordando a doutrina em John Wesley, onde aponta no teólogo metodista uma graça preveniente irresistível em um primeiro momento, mas que pode ser resistida do decorrer de sua ação na vida do homem caído.

No terceiro capítulo, o autor discorre sobre as características da graça preveniente: sua abrangência, seu momento de operação e a possibilidade da resistência humana.

No quarto e último capítulo, Valmir informa que a graça preveniente é uma e ao mesmo tempo multiforme em sua ação, pois que ela age iluminando, convidando, convencendo e capacitando o homem para atender ao chamado da salvação em Cristo Jesus nosso Senhor.

Graça Preveniente é uma obra inédita sobre o assunto no Brasil, por ser a primeira escrita por um teólogo brasileiro. Valmir Nascimento é pastor da Assembleia de Deus de Cuiabá (MT), mestre em teologia e graduado e pós-graduado em direito. A referida obra é apresentada de maneira irênica e graciosa.
 
1 Resenha originalmente publicada na Revista Enfoque Teológico. V.4, N. 1 (2018) – Cuiabá: FEICS, 2018. 
2 Valdemir Pires Moreira é diácono da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Caucaia-CE. Bacharel em Teologia pelo INTA - Instituto Superior de Teologia Aplicada, Bacharel Eclesiástico pelo ICI BRASIL - Instituto Cristão Internacional, professor de Escola Bíblica. Autor do livro, Teoria e Método Teológico no Pensamento de Jacó Armínio (Editora Reflexão), e Casado com Elizangela Pires.

Comente

2017 Copy - HolyBox - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas