Nosso Blog

Textos para reflexão e ensino!

A INTERVENÇÃO DO ESTADO | Uma Análise do subdesenvolvimento econômico no Brasil como consequência da intervenção na economia

A INTERVENÇÃO DO ESTADO | Uma Análise do subdesenvolvimento econômico no Brasil como consequência da intervenção na economia

A liberdade é fator sine qua non para o desenvolvimento econômico do país, como muito bem aponta GRUDEM E ASMUS (2016, p. 276), a menos que o governo estabeleça e garanta liberdades econômicas e políticas fundamentais, nenhuma sociedade consegue passar da pobreza para a prosperidade.

ler mais
O CASO UFCG: Estado Laico e Liberdade Religiosa no Campus

O CASO UFCG: Estado Laico e Liberdade Religiosa no Campus

Relatos dão conta de acontecimentos, no mínimo, controversos, que vêm ocorrendo na Universidade Federal de Campina Grande – PB (UFCG). Ocorre que, um grupo de oração de estudantes católicos da instituição, denominado Grupo de Oração Universitário Santa Teresinha do Menino Jesus, que se reúne ocasionalmente durante os intervalos das aulas, está sendo acusado de violar o Estado laico brasileiro. Os acusadores, cujo rol incluem um professor do Departamento de História da universidade e o Grupo de Estudos Antonio Gramsci alegam, entre outras coisas, que a prática de realizar orações e/ou qualquer outra atividade de natureza religiosa é “inconstitucional” e “obscurantismo”, que “a religião é uma questão de foro íntimo” e que vão “combater essa aberração”.

ler mais
NOVO NASCIMENTO

NOVO NASCIMENTO

Muita gente, cristã ou não, se justifica e se autodenomina uma pessoa merecedora de alguma graça por seus feitos e condutas, porém, Jesus ao responder a Nicodemos Ele diz que “necessário é nascer de novo"; ou seja, precisamos dentro de nós de uma nova natureza que não se restringe ás limitações humanas, mas algo que se sobreponha a essas limitações e revele dentro de nós uma essência pura e não miscível, que se conecte intimamente com o interior do ser humano mas não se misture com sua sujeira.

ler mais
NOTA SOBRE SUZANO

NOTA SOBRE SUZANO

Como responsável por escrever sobre temas atrelados a missões, e sobre a responsabilidade social que acredito ter o missionário chamado e enviado pelo Senhor, além do ministério ativo na área; me senti muito tocada a falar sobre o ocorrido na Escola Estadual em Suzano, no interior de São Paulo. Triste coincidência é que em um artigo intitulado ‘Genuidade’, comentei sobre o ocorrido em Columbine High, no Colorado em 20 de abril de 1999 nos Estados Unidos, o que serviu de “inspiração” para o atentado em Suzano.

ler mais
O SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ

O SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ

Jesus não foi obrigado a sacrificar-se. Ele fez tudo de livre vontade (Jo 10.17-18). A razão da espontaneidade do Senhor neste sentido é porque sabia ser este o único meio de libertar-nos. Pelo glorioso fim que se propusera, Jesus sofreu resolutamente as agruras da cruz a fim de dar-nos a vida eterna. Só o filho de Deus reunia condições para nos salvar. Devemos mostrar reconhecimento, porque ele não se poupou, antes deu o melhor de si para o êxito de tão sublime missão. Com o sacrifício voluntário, Jesus Cristo comprou para o Homem a vida eterna, a qual Deus “prometeu antes dos tempos eternos” (Tt 1.2). Que haveria um grupo de pessoas santificadas por este sacrifício, foi decretada “antes da fundação do mundo” (Ef 1.1-4).

ler mais
SEDENTOS POR DEUS

SEDENTOS POR DEUS

Quando vem a vontade de beber, a corça é levada por um grande desejo pela água, no momento da sede a mesma sai desesperadamente, andando altaneiramente a procura desse bem precioso (Hc 3.19). Quando chega a fonte, mergulha nas águas e rapidamente seu corpo é refrigerado. Precisamos, como a Corça, sair e correr. Precisamos de olfato aguçado para ir à fonte certa, que é Cristo (Jo 7.37-38). Afinal de contas, existem fontes sem água (2 Pe 2.17).

ler mais
RESENHA | GRAÇA PREVENIENTE

RESENHA | GRAÇA PREVENIENTE

Uma das acusações contra a teologia arminiana, principalmente a Armínio-Wesleyana, é a de que o ensino da graça preveniente não tem base bíblica. Em sua obra Graça Preveniente: um estudo sobre a gracioso agir de Deus para a salvação humana Valmir Nascimento destaca que, embora o termo não se encontre na Bíblia Sagrada, o seu ensino é claro nas Escrituras. A graça preveniente está presente nos ensinos dos pais da igreja, em Agostinho de Hipona, em Jacó Armínio e de maneira mais sistematizada em John Wesley.

ler mais
SOBERANIA DAS ESFERAS

SOBERANIA DAS ESFERAS

Em Mateus 22:21, Deus afirma que devemos “dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, consolidando a separação entre Estado e Igreja, não podendo o Estado impor a religião, nem ainda haver a permanência das igrejas estabelecidas, ou seja, igrejas dependentes do Estado.

ler mais
AS QUATRO PONTAS DA CRUZ DE CRISTO

AS QUATRO PONTAS DA CRUZ DE CRISTO

A cruz era um instrumento de tortura e um símbolo de morte usado pelos romanos e por outros povos em épocas diferentes, de forma que havia vários instrumentos de tortura e morte. Mediante isto, uma pergunta pode nos surgir: por que Jesus morreu logo em uma cruz? Simples, a cruz era o pior, o mais terrível e o maldito instrumento de tortura que existia, pois além de torturar o corpo acabava com a moral e a reputação do condenado, ou seja, o crucificado era visto como um maldito e o pior dentre homens – a ignomínia da cruz, como nos apresenta a Bíblia.

ler mais
A CONDIÇÃO DE PAULO E SEU CONSELHO AOS ANSIOSOS

A CONDIÇÃO DE PAULO E SEU CONSELHO AOS ANSIOSOS

Paulo estava em condição de sofrimento quando escreveu essa carta. Ele estava preso (provavelmente em Roma), logo, impossibilitado de anunciar o Evangelho de Cristo como gostaria. Todavia, "a palavra de Deus não estava algemada" (2Tm 2.9), de maneira que "suas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas" (1.13). A prisão de Paulo não impediu a pregação do Evangelho, pelo contrário, fez com que a palavra de Deus fosse anunciada com mais veemência e intrepidez.

ler mais

2017 Copy - HolyBox - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas