Nosso Blog

Textos para reflexão e ensino!

SEDENTOS POR DEUS

SEDENTOS POR DEUS

Quando vem a vontade de beber, a corça é levada por um grande desejo pela água, no momento da sede a mesma sai desesperadamente, andando altaneiramente a procura desse bem precioso (Hc 3.19). Quando chega a fonte, mergulha nas águas e rapidamente seu corpo é refrigerado. Precisamos, como a Corça, sair e correr. Precisamos de olfato aguçado para ir à fonte certa, que é Cristo (Jo 7.37-38). Afinal de contas, existem fontes sem água (2 Pe 2.17).

ler mais
RESENHA | GRAÇA PREVENIENTE

RESENHA | GRAÇA PREVENIENTE

Uma das acusações contra a teologia arminiana, principalmente a Armínio-Wesleyana, é a de que o ensino da graça preveniente não tem base bíblica. Em sua obra Graça Preveniente: um estudo sobre a gracioso agir de Deus para a salvação humana Valmir Nascimento destaca que, embora o termo não se encontre na Bíblia Sagrada, o seu ensino é claro nas Escrituras. A graça preveniente está presente nos ensinos dos pais da igreja, em Agostinho de Hipona, em Jacó Armínio e de maneira mais sistematizada em John Wesley.

ler mais
SOBERANIA DAS ESFERAS

SOBERANIA DAS ESFERAS

Em Mateus 22:21, Deus afirma que devemos “dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, consolidando a separação entre Estado e Igreja, não podendo o Estado impor a religião, nem ainda haver a permanência das igrejas estabelecidas, ou seja, igrejas dependentes do Estado.

ler mais
AS QUATRO PONTAS DA CRUZ DE CRISTO

AS QUATRO PONTAS DA CRUZ DE CRISTO

A cruz era um instrumento de tortura e um símbolo de morte usado pelos romanos e por outros povos em épocas diferentes, de forma que havia vários instrumentos de tortura e morte. Mediante isto, uma pergunta pode nos surgir: por que Jesus morreu logo em uma cruz? Simples, a cruz era o pior, o mais terrível e o maldito instrumento de tortura que existia, pois além de torturar o corpo acabava com a moral e a reputação do condenado, ou seja, o crucificado era visto como um maldito e o pior dentre homens – a ignomínia da cruz, como nos apresenta a Bíblia.

ler mais
A CONDIÇÃO DE PAULO E SEU CONSELHO AOS ANSIOSOS

A CONDIÇÃO DE PAULO E SEU CONSELHO AOS ANSIOSOS

Paulo estava em condição de sofrimento quando escreveu essa carta. Ele estava preso (provavelmente em Roma), logo, impossibilitado de anunciar o Evangelho de Cristo como gostaria. Todavia, "a palavra de Deus não estava algemada" (2Tm 2.9), de maneira que "suas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas" (1.13). A prisão de Paulo não impediu a pregação do Evangelho, pelo contrário, fez com que a palavra de Deus fosse anunciada com mais veemência e intrepidez.

ler mais
SEIS VERDADES BÍBLICAS SOBRE A MANEIRA COMO VOCÊ FALA COM OS OUTROS.

SEIS VERDADES BÍBLICAS SOBRE A MANEIRA COMO VOCÊ FALA COM OS OUTROS.

Há quem diga que as palavras possuem um potencial incrível sobre as coisas. O modo como você fala diz muito sobre quem nós somos, principalmente nesta era moderna. Nunca se viu uma geração que tem tanto prazer em falar e ser ouvida do que essa que estamos vivendo. As pessoas falam sobre qualquer coisa, as vezes de qualquer jeito, sem pensar nas consequências que isso pode acarretar.

ler mais
COMO OLHAMOS PARA NOSSA NOVA VIDA?

COMO OLHAMOS PARA NOSSA NOVA VIDA?

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. (Tio Ben) A lição foi dada a Peter Parker por seu tio Ben, logo na primeira historia do Aranha, escrita por Stan Lee. Foi em 1962, no 15º volume da Amazing Fantasy, que Peter descobriu que vida de super-herói não é algo fácil. Quando olhamos pra essa frase e olhamos para a nossa realidade, podemos facilmente perceber que pesa esta responsabilidade em cada pessoa que se denomina cristão e que se diz alcançada pela Graça.

ler mais
QUE OS ESTUDOS BÍBLICOS SEJAM ESTUDOS BÍBLICOS | Nem todas as aulas que a igreja oferece merecem esse título.

QUE OS ESTUDOS BÍBLICOS SEJAM ESTUDOS BÍBLICOS | Nem todas as aulas que a igreja oferece merecem esse título.

No Sul, quando falamos sobre bebidas, nosso vocabulário pode ser confuso para aqueles que são de outras regiões do país. Quando oferecemos uma Coca-Cola, estamos perguntando se a pessoa gostaria de tomar um refrigerante qualquer. E quando lhe oferecemos chá, não queremos dizer uma xícara de Earl Grey. Supomos que implicitamente entendam isso. Como Sulista que sou, com parentes do Norte do país, posso afirmar que muitas reuniões familiares poderiam ter sido poupadas dessa confusão com um simples esclarecimento de termos.

ler mais
O QUE É ÉTICA CRISTÃ: CONCEITO, DEFINIÇÃO, FUNDAMENTOS E PRÁTICA

O QUE É ÉTICA CRISTÃ: CONCEITO, DEFINIÇÃO, FUNDAMENTOS E PRÁTICA

É nas Sagradas Escrituras que encontramos os fundamentos basilares da Ética Cristã. Enquanto a ética como ciência, considera o que é certo ou errado ao investigar os fundamentos morais adotados por uma cultura, a Ética Cristã, investiga o que é certo ou errado ao para os cristãos. Uma vez que os cristãos baseiam suas crenças na revelação de Deus dada nas Escrituras, é ela que usamos como fundamento para uma Cosmovisão Cristã do que é certo ou errado.

ler mais
A DOUTRINA DA IMPUTAÇÃO NA EPÍSTOLA DE PAULO A FILEMON

A DOUTRINA DA IMPUTAÇÃO NA EPÍSTOLA DE PAULO A FILEMON

O que é imputação? Segundo o pastor Claudionor de Andrade imputação [do Lat. Imputare; do Gr. logizomai; do Hb. Hasad] a idéia, nas três línguas clássicas, é uma só: creditar na conta de alguém. Trata-se de uma declaração formal de que determinação ação foi, de fato, praticada pelo individuo em juízo. No que concerne a justificação pela fé, Deus, ao invés de considerar culpado o pecador arrependido, declara-o justo com base nos mérito de Cristo Jesus ( Rm 4:7; 2 Co 5:19). Ou seja, imputação é o lançamento ou creditamento da justiça de Cristo a nosso favor, mediante a nossa fé em Cristo ( Rm 4:3ss; Gl 2:16ss; 3:6-8; Gn 15:6; Tg 2:23). “o Senhor justiça nossa” (Jr 23:6). “mas vós sois dele em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus (...) justiça” (1 Co 1:30).

ler mais

2017 Copy - HolyBox - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas